sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Até quando suportar as tentações?

Muitas vezes me questionei sobre isso, e a alguns dias tive essa resposta...
Tentação segundo o dicionário da Bíblia de Almeida:
Atração para fazer o mal por esperança de obter prazer ou lucro. Pode vir do tentador (Gn 3) ou de dentro do ser humano (Tg 1:14-15). Ninguém é tentado acima das suas forças (I Co 10.13). Jesus foi tentado e venceu (Mt 4.1-11), podendo, por isso, socorrer os que são tentados (Hb 2.18; 4.15). Devemos vigiar e orar para não cedermos à tentação (MT 6.13; 26.41). E também é nosso dever socorrer os que caem (Gl 6:1).
Em algum momento da nossa vida nós seremos tentados, isso é fato, cabe a nós buscar orientação na palavra de Deus para identificar as armas que o próprio Deus nos disponibiliza para superarmos e sairmos vitoriosos de toda tentação e intenção do maligno.
Conforme em Lucas 4:6, o mundo foi entregue ao diabo, o “Príncipe do Mundo”,
"E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero." (Lc 4:6)
Ele sempre nos induz a pensar em insatisfação, é astuto, tem um poder inflamador, mas tem uma coisa, ele só joga verde; não conhece a nossa mente, muito menos o nosso coração! Usa somente as armas da enganação, da sedução, para nos arrastarmos da presença de Deus e causar a nossa destruição.
"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães." (Mt 4:3)
Jesus estava com fome, depois  de jejuar quarenta dias e quarenta noites, e foi tentado à provar se era filho de Deus, manifestando naquelas pedras o seu poder; mas Jesus o repreendeu com a palavra de Deus : Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 5:4) E mesmo com fome, foi capaz de negar a sedução do tentador, e advertir que dependemos muito mais de Deus do que pensamos, pois sabia que era o Filho de Deus, pois Deus se manifestou depois do seu batismo afirmando isso: "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." (Mt 3:17).
O intuito do maligno vai muito além do fato de “pecar”, o principal motivo não era fazer Jesus pecar, mas sim fazer Jesus se afastar do propósito que Deus tinha para a vida dEle; e se você pensa que o desejo do mal é fazer você só pecar e pronto, está sendo enganado.

Os quarenta dias que Jesus estava vivendo no deserto era um período de preparação para o começo do seu ministério, e isso aconteceu logo depois do seu batismo, ou seja após a sua confirmação para o povo como sendo o filho de Deus... Muitas vezes pode acontecer conosco da mesma forma, logo depois que nós proclamamos com nossa boca que Jesus é o nosso anseio, a nossa motivação, seremos ainda mais tentados, ainda mais perseguidos, muitas vezes teremos mais choros, é o preço que se paga para conquistarmos a vida eterna; mas tenha sempre em mente que um dia, todo sofrimento passará, que não podem se comparar com o que Deus tem preparado para nós que o amamos, e o Senhor nos enxugará todas as lágrimas dos olhos.
Quanto mais você declarar que o pecado não pode te dominar; mais ele virá te assombrar, até você aprender a confiar e a buscar suas respostas em Deus. Aprenda com as dores, elas não vêem por acaso, depois de uma noite escura e sem estrelas, nascerá um dia cheio de cores vivas, de ventos que aquietam... dia que nasce com a misericórdia de Deus!
Alimente-se de Deus, seja amigo de Deus; é o que ele mais deseja. Ser o teu melhor amigo, aquele que te ajuda quando você olha ao lado e não pode contar com ninguém, aquele que nunca vai te julgar se você errar, pois não tem os mesmos olhos humanos que os nossos. Aquele que aconteça a dor que mais difícil for, estará te sustentando, te fortalecendo, te firmando na rocha, guardando os teus pés de não tropeçardes.
Fale, ore, chore, clame, grite, pule, corra, durma, ande, ame, faça todas as coisas na presença do teu Deus. O quanto você conseguir pensar, nunca será mais do que Deus deseja te amar!
"Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado." (Hb 12:4).
Nesta passagem eu tive a minha resposta, eu clamava a Deus por não suportar as tentações e por reincidir nos atos pecaminosos que já tinha sido lavado por Jesus, como diz a palavra,
“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”( I Coríntios 6:9-12).
Nós não éramos dignos do reino de Deus, antes de aceitarmos o sacrifício de Jesus, mas hoje somos justificados por Ele, por causa dEle e através dEle. Pois então temos que resistir até onde? “ATÉ O SANGUE”, Jesus resistiu até o sangue, até no ultimo fôlego de vida ele não se entregou a tentação! Resistamos, até o fim, vistamo-nos com toda a armadura de Deus, corramos atrás do escape de Deus, busquemos no Senhor as respostas por quais procuramos. E nunca nos esqueçamos que aquilo que não se vê é eterno, mas aquilo que se vê; passa... assim como a certeza de que o sol voltará a brilhar amanhã; junto com ele vem a misericórdia do Senhor, para nos livrar e consolar!
Em nome do Senhor Jesus! Resista! Você não será tentado acima do que poderá suportar!
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."  (I Coríntios 10:13)
Que DEUS nos abençoe em nome de JESUS!

Um comentário:

  1. Ótimo post irmão!! Vou até salvar pra usar em meus estudos!! Continue assim!! Shalom!!!

    ResponderExcluir